Ibram inicia comemorações pelos seus 40 anos
Primeira solenidade foi realizada na Casa da Mineração, sede do instituto em Brasília (DF)
O ano de 2017 será marcado por várias celebrações do 40º aniversário de criação do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Fundado em 10 de dezembro de 1976, o instituto se consolidou como o porta-voz da indústria da mineração brasileira mundo afora, liderando ações das mais importantes para o desenvolvimento dessa atividade econômica, que é a base da indústria de transformação e fornecedora de matérias-primas para diversos segmentos produtivos.
No dia 16 de fevereiro, a primeira solenidade foi realizada na Casa da Mineração, sede do Ibram em Brasília (DF). Estiveram reunidos atuais e ex-dirigentes, conselheiros e equipe técnica que construíram a história bem-sucedida do Ibram nesses 40 anos, bem como autoridades e convidados especiais, entre eles, o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, que representou o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; Eduardo Jorge Ledsham, presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Vicente Humberto Lôbo Cruz, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME); e Victor Hugo Froner Bicca, diretor geral do Departamento de Geologia e Transformação Mineral (DNPM).
Homenagem histórica
Os ex-presidentes do Ibram receberam uma homenagem especial durante a solenidade. Todos contribuíram sobremaneira para a criação e o fortalecimento institucional da entidade principal da mineração brasileira e tiveram seus esforços oficialmente reconhecidos por meio da Galeria de Presidentes, espaço permanente inaugurado na sede do Ibram. Compareceram à solenidade os ex-presidentes Sérgio Jacques de Moraes, Edmundo Paes Mercer e o ex-secretário Executivo do Ibram, José Mendo Mizael de Sousa.
Além de figurarem na galeria de fotos, cada ex-presidente recebeu uma placa de homenagem e de agradecimento aos serviços prestados em prol da mineração brasileira.
O diretor-presidente do Ibram, Walter B. Alvarenga, saudou os convidados e enalteceu a importância do Instituto.“Quatro décadas se passaram e em cada uma o Ibram deixou suas marcas, se consolidou como a voz do setor mineral empresarial e tem liderado movimentos que buscam resguardar a continuidade da segurança para os negócios”.
Walter Alvarenga ressaltou também a representatividade institucional do Ibram. “No Brasil, com todas as adversidades que se impõem no caminho dos empreendedores – inclusive os do nosso setor – somente uma representatividade setorial fortalecida e preocupada com os interesses do País encontra condições de prosperar, com apoio dos agentes políticos e econômicos”.
O presidente do Conselho Diretor do Ibram e diretor executivo da Vale, Clovis Torres Junior, lembrou do papel determinando do instituto para o desenvolvimento da mineração no País. “Nesses 40 anos, o Ibram e os que o fundaram e o administram, e também os que participam de suas iniciativas, bem como os que enxergam e aproveitam as oportunidades abertas pelo instituto, realizaram, certamente, os maiores esforços já empregados neste País para que a mineração brasileira evoluísse para uma das mais competitivas e sustentáveis do planeta. Este intervalo de 40 anos é, certamente, o mais importante da história da mineração desde os anos 1500”.
O ministro Fernando Coelho Filho afirmou que a “mineração é um setor vital” para o Brasil e que quer o apoio do Ibram ao governo federal para melhorar o ambiente de negócios para o setor mineral e gerar contribuições ao esforço do governo Michel Temer em buscar mais desenvolvimento para o País.
O presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, elogiou a importância histórica do Ibram em prol da mineração brasileira e também situou a mineração como setor imprescindível a ser estimulado para multiplicar suas contribuições ao progresso do Brasil nas próximas décadas.
Placas e selo
Na solenidade, os ex-dirigentes do Instituto receberam placas em homenagem ao seu trabalho desenvolvido no Ibram. Após a entrega das placas, houve outro momento marcante da celebração: o lançamento e a obliteração do Selo Comemorativo dos 40 Anos do Ibram. O selo é uma emissão temática do Ministério e dos Correios que ressalta personalidades de âmbito nacional e internacional e registra fatos e datas relevantes de um período específico. Ele estampa a logomarca comemorativa de aniversário do Ibram, que também será utilizada este ano nas correspondências, nas peças publicitárias e outras comunicações internas e externas do instituto.
Participaram da obliteração o ministro Fernando Coelho, o presidente dos Correios, o diretor-presidente Walter Alvarenga, o presidente do Conselho Diretor, Clovis Torres Jr., e a colaboradora mais antiga da entidade, sra. Lígia Rodrigues, representando toda a equipe do Ibram. Todos receberam dos Correios e do Ibram um álbum com as peças filatélicas apresentadas na sede do instituto.
Celebrações
O Ibram conduzirá outras solenidades para marcar seu 40º aniversário e todas serão antecipadamente divulgadas pelos canais de comunicação da entidade. Em cada celebração, o instituto buscará reforçar junto à sociedade em geral e a públicos específicos os aspectos que evidenciam a importância inegável de o Brasil contar com uma indústria da mineração vigorosa, capaz de prestar cada vez mais contribuições para o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, uma marca histórica do setor mineral.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025